A Tatalorixá Mãe Heloisa D' Iemanjá é a Zeladora da Tenda Espírita Iemanjá

 

Biografia

 

Mãe Heloisa

Filha de Iemanjá c/ Ogum

 

Nascida em fevereiro de 1965, natural de Florianópolis, aos 09 anos de idade com sérios problemas de saúde, na qual chegou a ficar sem movimento das pernas por algum tempo. Os médicos nada achavam, vários exames  foram feitos, foi examinada por varios médicos, ate que um dia ao consultar com um medico na cidade de Itajaí/SC, e o mesmo ao consulta-la, perguntou aos Pais se eles acreditavam no espiritismo, pois ele era médium Kardesista, e que sua paciente não tinha nenhuma doença, e sim teria que procurar o espiritismo para desenvolver sua mediunidade. Assim feito procuraram a Yalorixá Mãe Dolores de Oxossy  do Centro Espírita Caboclo Girassol, Localizado no Bairro do Saco Grande, que passou a ser sua Mãe de Santo e orientadora espiritual.

                       Aos seus 17 anos de idade conheceu seu marido Jair Gonçalves dos Santos, Ogan da Tenda Espírita São Gerônimo, que tinha como Mãe de Santo a Saudosa “Mãe IDA”. Em 1982 ingressou na Tenda Espírita São Jorge, localizado na Rua Jose Maria da Luz, 42 – Jose Mendes, passando a ser filha de santo do Babalorixa Valter Jacob de Souza (Pai Valter de Ogum) já falecido.

                      Em 1984 foi recolhida a camarinha dentro dos preceitos do ritual de Almas e Angola sendo coroada Mãe Pequena Filha de Iemanjá c/ Ogum, tendo como padrinhos babalorixá Sócrates de Oxalá e a Yalorixá Neuza de Iemanjá.

Em 1986 foi recolhida dentro dos preceitos de Almas e Angola pelo Pai Valter de Ogum para feitura de Santo (Yalorixa), permanecendo como padrinhos o Babalorixa Sócrates de Oxalá e a Yalorixa Neuza de Iemanjá.

 

Hierarquia:    

No ano de 1991 a Yalorixá Heloisa de Iemanjá sai da Tenda Espírita São Jorge para fazer obrigação de camarinha com o Babalorixá Darcy Ramos Fagundes (Pai Fagundes de Ogum) na Tenda Espírita Caboclo Quebra Galho, localizado na Rua Professor Aníbal Nunes Pires s/nº no Bairro Jose Mendes (Morro da Queimada) Foi Coroada dentro dos preceitos do ritual de Almas e Angola Yalorixá Filha de Iemanjá com Ogum, tendo como Padrinho o Babalorixá Sócrates de Oxalá e a Yalorixá Nair de Ogum (já falecidos).

 

Em abril de 1996 inaugurou sua casa de santo (Tenda Espírita Iemanjá)  na Rua Manoel Inácio do Nascimento, 460 – Bairro do Rio Tavares – Florianópolis.

Mãe Heloisa, da obrigação de 21 anos com a saudosa Mãe Dilma d`Iemanja,  zeladora da TURI em 12 julho 2008, tendo como padrinhos: Tatalorixa Katia de Omulu e Babalorixá Apolonio.

 

Guias e Mentores:

  • Preta Velha – Vovó Maria do Congo.

  • Cabocla Iara da Praia.

  • Ibeji – Terezinha da Praia.

  • Pomba Gira Dama da Noite.

  • Exu Tranca Rua das Almas.