A Veste Branca

17/06/2013 19:00

 

 

A benção aos mais velhos.

Hoje vou falar de um assunto que eu mesmo acho muito interessante, pois é sobre as vestes que usamos em nossa Religião, seja na liturgia ou no dia-a-dia.

A roupa branca sempre foi associada as Religiões de Matrizes Africanas, pois é usada por todos os adeptos desta religião, independente de segmento ou Casa de Santo.

Alguns dizem que usamos o branco por causa de Pai Oxalá.

Outros dizem que trajamos o branco por causa de um pedido do Caboclo Sete Encruzilhadas, na época em que criou a Umbanda.

Em todas as religiões a cor branca sempre foi usada para simbolizar a fraternidade entre os seus e a paz. Para algumas religiões a cor branca é sinônima de conhecimento e alto grau de espiritualidade.

A cor branca simboliza a paz, a espiritualidade, a pureza, a inocência, a limpeza, a beleza e a harmonia. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total.

Há, ainda, uma razão científica para o uso dessa cor conforme estudos e pesquisas feitas pelo cientista Isaac Newton provando assim que a cor branca contém dentro de si todas as demais cores.

No entanto a roupa branca quando destinada aos trabalhos caritativos deve ser usada única e exclusivamente na hora dos trabalhos mediúnicos.

Hoje em dia na maioria dos cultos afro-brasileiros a cor branca é obrigação de uso de todos os iniciantes e iniciados nas religiões. Os Babalorixás e Ialorixás, por terem completados alguns ciclos em sua mediunidade, estes ficam isentos de usar o branco, podendo usar vestimentas das cores de seus Orixás e Entidades. Mas em muitas sessões e obrigações o traje branco é indispensável. (Ex.: Amacy, Preceito de Camarinha, entre outros.)

Axé de Luz e de Conhecimento a todos!

 

Fórum de discussões

Data: 19/05/2014

De: Jean Pierre de Souza

Assunto: Branco

Acredito que a Umbanda é composta pelos orixás, que são forças da natureza, e que respectivamente cada um tem suas cores, independente das variações de acordo com os diferentes rituais, e unindo todos os orixás, unimos todas as cores, e então temos o Branco, que é o reflexo de todas as cores.
Assim temos no nosso corpo a cor de todos usando uma cor só.
E pegando o gancho do design, branco é clean! Simplicidade!

Axé

Data: 04/06/2013

De: Luiz Carlos Onira

Assunto: Construção interessante do texto

O próprio Cristo Jesus, ao tempo de sua missão terrena, utilizava túnicas de tecido branco nas peregrinações e pregações que fazia.

Novo comentário