Fé um sinal de Amor ao Invisível aos olhos

20/05/2013 19:00

 

Vocês devem estar se perguntando, por que eu escolhi este tema para iniciar a minha coluna semanal intitulada de: “Almas e Angola aos olhos de um Oborizado”. Pois, sem Fé, de nada adiantaria o meu trabalho de coordenador do site Almas e Angola - Nossa Fé, Nossa Crença e do Informativo Toque de Africanidade. A Fé é à base de tudo e de todos!

 

Fé! Algo difícil de ser calculado e explicado.

Não se sabe ao certo se é um sentimento, um dom ou uma virtude...

Iniciei minha caminhada espiritual na Religião Católica e lá aprendi que a Fé é como uma proteção contra todo mal. Quem tem fé, tem tudo. Lá eles diziam que a Fé é inabalável, mas a minha estava muito abalada e desde então comecei a ter conflitos com meu Eu e minha Fé. Foi ai, que eu entrei na umbanda, não pela fé e sim pela minha falta de Fé. E vejo que hoje em dia isto é muito comum. Se for perguntar para qualquer médium o porquê dele estar na Almas e Angola, para a maioria a resposta será fútil. Não estou querendo criticar ninguém até mesmo porque minha resposta também era fútil, o que fez mudar foi minha busca por conhecimento e verdade. Mas nem todos os médiuns procuram por respostas, muitos se acomodam e acham que Fé é apenas ir à sessão e incorporar as entidades e depois ir para casa.

Foi através dos ensinamentos de meu Pai de Santo que fui aprendendo que para estar na religião, primeiramente devemos ter fé. Mas fé em que ou em quem? Foi ai que ele começou uma longa caminhada comigo em busca primeiro de minha própria identidade, pois primeiro devemos nos conhecer e saber nossas próprias dúvidas e medos. Junto com a descoberta do meu próprio Eu fui descobrindo minha Fé em um Deus supremo e nos Orixás, eu descobri que creio nas forças sagradas da natureza e em espíritos de luz que vem ao nosso auxílio, e aos poucos fui aprendendo e crendo mais e mais... Mas devemos ter muito cuidado, para não confundirem emoção com Fé. O estado emocional de uma pessoa é passageiro enquanto a Fé é permanente. A emoção, se analisada e orientada pela inteligência, pode ser auxiliar valiosa para levar a criatura a modificar-se para melhor. Entretanto, se não for esclarecida pela razão, pode conduzir ao fanatismo, à chamada fé cega, que é a negação da própria fé.  O mundo está cheio de exemplos tristes dos frutos do fanatismo religioso. Em nome da Fé, quantas perseguições, quantas mortes e até guerras? Ainda nos dias atuais, principalmente na semana santa, existem pessoas que vertem seu próprio sangue, ferindo seus corpos, ou se entregam a privações terríveis no intuito de mostrar sua Fé em Deus. Se raciocinassem, veriam que Deus, como Pai amoroso, bom e misericordioso, nunca poderia ser homenageado com o derramamento do sangue dos Seus filhos.

Minha Fé, não é aquela que se apegam em objetos, crucifixos, escapulários, amuletos, varinhas ou medalhas. Eu, como falei antes, Creio em Olorun – O Deus Supremo, creio nos Orixás que são forças sagradas da natureza que são Deuses também, creio nos bons espíritos que vem a terra para nos orientar e guiar pelos caminhos certos.

Outra questão da Fé está relacionada ao invisível. Ter Fé é acreditar em algo que não é visível aos nossos olhos, nem tampouco podemos apalpar com nossas mãos. Acreditar no que é invisível aos nossos olhos, mas sentido em nossos corações.

Resumidamente para eu ter Fé é: acreditar no invisível, no intocável, não é ter a certeza sobre todos os mistérios que nos cercam, mas é ter a certeza que existe algo infinitamente maior que nós que pode tornar tudo visível, palpável e possível.

E você crê em que? Você tem Fé?

Axé a todos e até semana que vem!

 

Tópico: Fé um sinal de Amor ao Invisível aos olhos

Data: 26/05/2013

De: Luiz Carlos Peres

Assunto: Parabens

Fé é uma palavra com origem no Latim "fides" que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. É uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.

Novo comentário